Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Louvando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Louvando com JesusLouvando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Municipal

PL de Thaysa Lippy que propõe fixar placas em braile em gabinetes e repartições avança na CMM

6 de dezembro de 2023
Compartilhar

O Projeto de Lei (002/2022), de autoria da vereadora Thaysa Lippy (PP), que propõe fixar placas de identificação em braile nas portas de gabinetes e repartições públicas, em Manaus, recebeu parecer favorável da última comissão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (06/12), e agora segue para a 2ª discussão.
Norteado pelas diretrizes da conscientização da importância da inclusão social, da promoção de direitos fundamentais dos cidadãos com deficiência e o respeito às pessoas com deficiência visual, a proposta já tramitou nas comissões de Constituição e Justiça (CCJR); na 3ª Comissão de Finanças (CFEO) e na 23ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD).
“As pessoas com deficiência visual podem ter certa dificuldade para encontrar uma sala que estão procurando. Para isso, existe a sinalização de portas em braile e essas placas irão ajudá-los a identificar onde aquela porta vai dar antes mesmo de entrar nela”, afirmou a vereadora.
O PL prevê ainda que as placas de identificação deverão ser instaladas em altura que permita acesso facilitado aos cidadãos com deficiência visual.
Após receber o parecer favorável em todas as comissões, o PL retorna para 2ª discussão no plenário. Caso aprovado, ele vai para a sanção do prefeito de Manaus. O PL também foi subscrito pelos vereadores João Carlos, Roberto Sabino, Wallace Oliveira e Yomara Lins.
Acessibilidade – Ainda de acordo com a proposta, o Amazonas possui cerca de 27.176 pessoas com algum tipo de deficiência visual, conforme dados mais recentes do IBGE que são de 2010. “Mesmo com uma realidade tão pujante, Manaus ainda possui um longo caminho rumo à acessibilidade”, justifica a vereadora na proposta.
O braille é um sistema de escrita e leitura por meio de toque em partes com alto relevo, para uso por pessoas sem visão ou severamente deficientes visuais. O sistema tem o nome de seu inventor, o francês Louis Braille, que perdeu a visão após um acidente, logo na infância.
The post PL de Thaysa Lippy que propõe fixar placas em braile em gabinetes e repartições avança na CMM appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

Assuntos Câmara Municipal de Manaus - CMM, Estado do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Rosivaldo Cordovil celebra emissão de 9,4 mil carteiras Ciptea e propõe mais inclusão para autistas

2 de abril de 2025

Rodrigo Sá critica falta de planejamento na mobilidade urbana e infraestrutura de Manaus

2 de abril de 2025

Sérgio Baré propõe projeto para tratamento de dores agudas e crônicas na rede municipal

2 de abril de 2025

Câmara Municipal de Manaus debate situação jurídica das cooperativas de catadores de resíduos recicláveis

2 de abril de 2025

Dione Carvalho cobra mais segurança e defende ampliação do poder da Guarda Municipal

2 de abril de 2025

Abril Azul: Yomara Lins reforça a importância da inclusão e conscientização sobre o autismo

2 de abril de 2025
Louvando com JesusLouvando com Jesus