Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Louvando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Louvando com JesusLouvando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputada Mayara propõe implantação do método Wolbachia contra dengue no Amazonas

6 de março de 2024
Compartilhar

Visando reduzir casos e combater a dengue no Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) sugeriu a implantação do método Wolbachia como diretriz complementar no controle biológico do Aedes aegypti. A medida, proposta no Projeto de Lei nº 105/2024, já foi introduzida em outros Estados do país e demonstrou eficiência no resultado.
Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em cerca de 50% dos insetos, menos no Aedes aegypti. O método Wolbachia consiste em liberar essa bactéria na natureza para que se reproduza com o Aedes aegypti, estabelecendo uma população nova com esses mosquitos incapazes de desenvolver e transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A metodologia foi implantada 100% em Niterói (RJ), no ano passado, e apresentou uma redução de 75% dos casos das doenças na região.
“O Brasil vive uma intensa onda de dengue, houve um aumento de 315% nos casos este ano em relação a 2023. E na contramão deste cenário, temos Niterói que instituiu o método Wolbachia e até o momento só tem 30 casos suspeitos. Os esforços para controlar a dengue têm sido constantes, mas enfrentamos desafios significativos em relação à prevenção e controle do vetor. Por isso, estou fazendo esta propositura para colaborar com esse enfrentamento e possibilitar resultados mais exitosos na redução de casos de dengue no Amazonas”, explicou a parlamentar.
Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 688.461 casos suspeitos de dengue em todo o país. Já no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) contabiliza 11.422 casos suspeitos de arboviroses, destes sendo 1.915 para dengue.
O PL prevê o monitoramento, a identificação da circulação viral e acompanhamento da evolução em regiões do Amazonas, ações intensificadas de prevenção e controle do vetor Aedes Aegypti nos diferentes depósitos urbanos, fortalecer a implementação do método Wolbachia para aumentar a efetividade das ações e diminuir o tempo de resposta no combate ao Aedes aegypti, minimizando dificuldades decorrentes de sazonalidade e riscos de pandemia.
O governo estadual estará autorizado a firmar convênios e contratos com órgãos, entidades e instituições públicas ou privadas, inclusive do terceiro setor, universidades e empresas, para implantação do método.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Quinta edição do Feclam promove oficina sobre prevenção e gerenciamento de crises políticas

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado João Luiz é o novo presidente da Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da Unale

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan celebra parceria entre CEF e INSS para atendimento a ribeirinhos

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Cristiano D’Angelo ressalta a importância da instituição do Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Amazonas

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso reforça apoio à inclusão no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Gabinete da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis participa de ação da Associação de Amigos do Autista no Amazonas

2 de abril de 2025
Louvando com JesusLouvando com Jesus