Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Louvando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Louvando com JesusLouvando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dan Câmara avalia que foco no municipalismo é o caminho para uma gestão melhor

18 de abril de 2024
Compartilhar

O deputado Comandante Dan (Podemos) declarou que o municipalismo é uma política necessária, que deve ser adotada pelos Poderes Executivos e Legislativos. Entende-se por municipalismo, a descentralização do Poder Executivo em favor dos municípios, sendo organização político-administrativa que privilegia os municípios.
“Todos os fatos relevantes começam, se desenrolam e finalizam no território de um município, por isso temos visto a municipalização de políticas públicas fundamentais, como saúde, educação (com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB), trânsito e segurança” declarou o parlamentar. Ele esclareceu, ainda, que não se trata de desprezar a importância dos Executivos federal e estadual, mas de “encarar os munícipes das cidades brasileiras, com suas especificidades, como o cliente prioritário”.
Câmara lembrou que a legislação federal editada em 2018, a Lei nº 13.675, cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e estabelece que a segurança pública é atribuição de estados e municípios, enquanto a União é responsável pela criação de diretrizes que serão compartilhadas em todo o país.
Ele também lembrou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de agosto de 2023, que diz que guardas municipais integram o Sistema de Segurança Pública. Na decisão majoritária, o plenário do Supremo afastou todas as interpretações judiciais, que excluíam essas instituições do Sistema de Segurança Pública.
“São marcos legais que, pela primeira vez, citam o município como ente corresponsável pela manutenção da segurança pública e concedem às guardas civis o poder de patrulhamento e de polícia. Isso precisa ser considerado, pois começamos 2023 com duas Comissões Parlamentares de Segurança, na esfera municipal, e terminamos com 26 comissões constituídas. Esse é o esforço da Comissão de Segurança Pública da Aleam, que tem realizado Audiências Públicas no interior, distribuído cartilhas e livros que esclarecem as vantagens e o passo a passo para os municípios se credenciarem”, disse Dan Câmara.
Além do policiamento mais ostensivo e efetivo, com forças de segurança municipais, a cidade que adotar as medidas estabelecidas em lei passa a ter certa autonomia, propondo projetos que atendam suas necessidades e peculiaridades e se qualificando a receber recursos diretamente da União ou de parceiros empresariais.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Quinta edição do Feclam promove oficina sobre prevenção e gerenciamento de crises políticas

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado João Luiz é o novo presidente da Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da Unale

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan celebra parceria entre CEF e INSS para atendimento a ribeirinhos

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Cristiano D’Angelo ressalta a importância da instituição do Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Amazonas

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso reforça apoio à inclusão no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

2 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Gabinete da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis participa de ação da Associação de Amigos do Autista no Amazonas

2 de abril de 2025
Louvando com JesusLouvando com Jesus