Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Louvando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Louvando com JesusLouvando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Adaf torna obrigatória vacinação contra raiva dos herbívoros em Urucará e Urucurituba

2 de janeiro de 2024
Compartilhar

Medida é necessária devido a foco da doença identificado em Urucará

Foto: Divulgação/AdafA partir de 2024, os municípios de Urucará e Urucurituba terão que vacinar seus animais herbívoros contra raiva obrigatoriamente. É o que determina a portaria N° 496/2023-ADAF, publicada no Diário Oficial do Estado no final do ano passado. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos com idade a partir de três meses terão que ser vacinados. Os dois municípios se juntam a outros quatro onde a vacinação contra raiva já era obrigatória: Autazes, Santo Antônio do Içá, Tefé e Careiro.

A medida se faz necessária porque houve um foco de raiva dos herbívoros no município de Urucará em 2023. Seguindo os protocolos do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), a Adaf determinou a vacinação dos herbívoros em um raio de 12 quilômetros a partir do foco. Como parte de Urucurituba está no raio de abrangência, a obrigatoriedade de vacinação foi estendida ao município.

As vacinas contra raiva dos herbívoros podem ser encontradas nas casas agropecuárias credenciadas junto à Adaf. A vacinação pode ser realizada ao longo de todo o ano. Para comprovar a vacinação, o proprietário dos animais deverá apresentar à Adaf nota fiscal de aquisição da vacina, na qual deverá constar número da partida, validade e laboratório produtor. Além disso, o proprietário deverá informar a data da vacinação, bom como o número de animais vacinados por espécie.

A portaria da Adaf também determina que passa a ser obrigatória a comprovação da vacinação antirrábica para a solicitação da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) nos municípios.

“A vacinação antirrábica é uma medida necessária para proteger os rebanhos uma vez que a raiva dos herbívoros não tem tratamento, sendo invariavelmente fatal uma vez iniciados os sinais clínicos. Quando houve a ocorrência em Urucará, a Adaf agiu imediatamente para conter o foco e a melhor forma de prevenção é a vacina”, disse o diretor-presidente da Adaf, José Omena.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Memórias bioculturais e biodiversidades são destaques em evento nacional apoiado pelo Governo do Amazonas

2 de maio de 2024
Amazonas

Maio Laranja: Governo do Amazonas realiza ações diversificadas nos Centros de Convivência da Família

2 de maio de 2024
Amazonas

Eventos antecipados aquecem turismo para o 57º Festival de Parintins

1 de maio de 2024
Amazonas

Operação Corsário: Polícia Civil desarticula organização criminosa que desviava medicamentos e produtos hospitalares do Amazonas

1 de maio de 2024
Amazonas

Dia do Trabalhador: No setor primário, produtora rural se destaca na agricultura familiar

1 de maio de 2024
Amazonas

Sine Amazonas divulga 168 vagas de emprego para esta quinta-feira

1 de maio de 2024
Louvando com JesusLouvando com Jesus